quinta-feira, 19 de junho de 2008

Passado, Futuro e Presente

Minha história tem três personagens, passado, futuro e presente.
Passado é malandro, diz que sabe da vida, não dá brecha para ficar por baixo em conversa nenhuma. Ele manca de uma perna, um ferimento que nunca o deixa esquecer dos erros de cálculo que cometeu. Um pouco ressentido, pois acredita que o conhecimento que tem do mundo se aplica no geral. Passado é cabeça dura, difícil de convencer, difícil de mudar...
Futuro é sonhador, tem um milhões de planos para o que será. Faz conta, faz esboço, quer deixar tudo acertado para o dia, quando o dia chegar. Ele não sabe muito bem o que espera, mas é como se esperasse tudo. Está sempre com a cabeça em outro lugar, chega até a ser meio egoísta. Futuro tem boas intenções, mas com ele, a gente nunca pode contar...
Presente é mais tranqüilo, não teme o que pode acontecer. Para ele o tempo é precioso, não se pode perder. Não gosta de jogar conversa fora, gosta de tomar decisões. Ele faz o que tem que ser feito, diz o que tem para dizer. Presente viveu coisas e tem planos, mas ele não aguenta esperar..
Um dia, estavam os três sentados na praça, aproveitando o sol do fim da tarde. Conversando sobre a vida, trocando reclamações sobre o destino.
- Comigo já aconteceu muita coisa, já cometi muitos erros, mas se tem uma coisa que eu aprendi é que não se pode confiar em ninguém, não se pode dar o seu sangue por ninguém, por que, por mais que fiquem gratos pelo seu esforço, não dura muito tempo, todo mundo segue seu caminho e lhe abandona para trás. - disse Passado.
- Eu acho que deve existir quem valorize de verdade os nossos esforços, que não vá nos abandonar. Eu rezo todas as noites para que venham a mim essas pessoas que são como eu, só desejam coisas boas. - sonhou Futuro.
Presente ficou em silêncio, não conseguiu pensar em ressentimento e nem em utopias. Pensou em inventar uma desculpa para ir embora, mas alguma coisa o fez querer ficar.
Passado retrucou:
- Isso é absurdo. Você não viveu as coisas que eu vivi, não conheceu quem eu conheci. Antes eu era como você, olha o que me sobra: feridas, dores, mágoa. Se não quer acabar como eu, devia me ouvir.
Futuro abaixou o olhar por um instante e sentiu vontade de chorar. E disse, com os olhos brilhando:
- Acho que você quer impor sua tristeza a nós. Nós não estamos tristes, queremos ser felizes. Não nos importamos com o que já foi, queremos mais!
E ficaram discutindo. Passado defendendo o seu valor e Futuro defendendo todos os seus sonhos.
Depois de algum tempo, Presente perdeu a paciência e colocou Passado e Futuro embaixo de cada um dos braços e começou a caminhar.
- Meus irmãos, toda a vida vi vocês brigarem e quero dizer que os dois me ensinaram a ser o que sou. Agora quero lhes dizer o que aprendi, por que não guardo mágoas como você Passado e nem sonho demais como você Futuro e sou feliz. A vida está acontecendo agora, o que foi não há o que fazer e o que será também não há. Só podemos saber do que já é e aproveitarmos, pois em alguns instantes ele também já não poderá mais ser mudado. Não percam mais tempo reclamando, Passado e nem você só planejando, Futuro. Juntos, vocês sabem tanto e usam tão pouco. Tudo que você aprendeu, Passado, é o que te dá força para fazer o que tem que ser feito hoje e todos os seus sonhos, Futuro, tem que trabalhados no agora, não adianta esperar.
Os três seguiram em frente abraçados, ouvindo o que o sábio Presente estava lhes dizendo. Depois desse dia, o Passado nunca mais se desentendeu com o Futuro e juntos seguiram o caminho novo e desconhecido que o Presente havia lhes apresentado. A vida se tornou melhor, Passado tomando cuidado com seus passos mas seguindo em frente, Futuro com seus sonhos, mas também com ações e Presente... Bom, o Presente estava sempre lá, para ajudar seus irmãos. Um dia ele sabia que também ia mudar mas, vivia orgulhoso de ter lhes dito o que sentia, sem exitar.

*Eu sei que parece um daqueles textos que a gente recebe no meio do trabalho quando o dia está fervendo e fica puto de raiva que tem algum filho da puta que não tem mais o que fazer e está mandando spams, mas calma, eu ainda pretendo melhorar, o conceito é meio complexo para acertar de primeira...*

5 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa de tanta modéstia. O texto é muito bom, envolvente.

Parabéns! Parabéns mesmo!

beijo, Dacal

Abdiel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lily disse...

Cafona? Achei otimo!

Acho q eh a lua cheia...

Bjo e saudades! Precisamos nos reencontrar!

Erineide disse...

Amei o seu texto,muito parecido com o blog que tou criando:
HISTÓRIA NOS TRÊS TEMPOS.
Parabéns pelo texto!

katia c.s disse...

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

 
Site Meter